Como é feito a contabilidade de um condomínio

Como é feito a contabilidade de um condomínio

Um dos gastos fixos para quem mora em apartamento é o pagamento do condomínio. Esse gasto é destinado a cobrir as despesas de conservação e manutenção do prédio. Afinal, um prédio bem conversado e estruturado melhora o cotidiano dos moradores e ajuda na valorização do imóvel.
Mas você sabe pelo que é composto esse valor e como ele é calculado? Abaixo, listamos as despesas que compõem a taxa condominial:
Funcionários: está despesa compreende toda a folha de pagamento, com salário, INSS, FGTS, décimo terceiro, férias, benefícios e rescisão. Pode chegar até 50% do total dos gastos condominiais;
Serviços: despesas com água e energia das áreas comuns e despesa de água e gás das unidades, caso não sejam medidas individualmente;
Manutenção: manutenção e limpeza das áreas do condomínio (elevadores, tubulação, piscinas, churrasqueiras, academias, para-raios), pintura do prédio, jardinagem etc.
Despesas administrativas e gerais: taxas bancárias, isenção do síndico, pagamento da administradora e de empresas de segurança, correios, cartório, material de limpeza;
Benfeitorias: compra de itens como sofás e objetos de decoração, reformas visando a melhoria do prédio,
Taxas extras: são referentes a intervenções e reformas preventivas ou de valorização na estrutura (e que não estavam previstas no orçamento aprovado em uma Assembleia Ordinária);
Fundo de reserva: alguns prédios optam por ter um fundo correspondente a 10% do valor total do condomínio para gastos de emergência, evitando a taxa extra.
Segundo a Aabic, Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios, outros pontos que podem influenciar no valor do condomínio são inflação do período, a inadimplência do condomínio e contratos a serem negociados.
Em geral, esses valores todos são contabilizados e divididos pelo total de apartamentos ou pela fração ideal do solo (unidades maiores pagam mais que unidades menores) e fixados por Assembleia Ordinária com a presença do síndico e da maioria dos moradores, resultando no valor que você paga mensalmente.